domingo, 8 de janeiro de 2012

UT. 03 - Exploração de técnicas de pintura

Nesta actividade pretendia-se identificar as técnicas e os instrumentos, aprendermos algo novo e conseguirmos aplicar isso de forma correcta, usando a nossa originalidade, expressão e empenho. Como em todas as actividades tínhamos que conseguir aplicar o vocabulário especifico e conseguirmos colaborar com a turma, aceitando opiniões e dando-as também.
Na primeira fase deste trabalho usámos a tinta acrílica para pintarmos uma letra que escolhíamos. Eu "pintei" a letra "E" usando um pincel redondo, não podíamos colocar o efeito de pinceladas, mas sim só colocar o pincel ao alto e ao de leve com pouca tinta ir tocando no papel, nunca pincelando... Escolhi essa letra devido ao facto da minha mãe se chamar Elsa. 
Adoro pintar. Adorei esta actividade, gostava de fazer mais actividades no qual pudesse pintar. 
Tenho pena de não ter comigo uma fotografia da letra que pintei, mas a professora ficou com os trabalhos e o meu tinha o meu nome referido, espero que tenha visto e avaliado.

Na segunda Fase desta actividade tínhamos de ter uma imagem A4 a preto e branco em alto-contraste, eu escolhi uma no qual 4 adolescentes estavam na praia a andar e a saltar.
Tive que recortar as figuras escuras, nunca estragando a base do meu trabalho.
O que era pretendido neste trabalho era criar uma imagem positiva e negativa. 
Depois com uma cartolina Branca A3 colocámos a imagem cortada em cima da cartolina e usámos spray preto e cinzento, pelo menos aconteceu isso no meu trabalho e conseguimos ficar com uma imagem positiva e outra negativa no qual fez com que tivesse ficado feitos muitos giros.
É uma actividade básica mas no entanto fica original e parece ser mais difícil do que é na realidade.
Gostei imenso!
Trabalho negativo

Trabalho positivo



Performance do Halloween

Nesta aula fizemos os materiais que eram necessários para a nossa perfomance de Halloween que foram as roupas dos zombies.
Com roupas velhas realizamos cortes pela roupa para dar um ar de velho e estragado. De seguida com tinta vermelha salpicámos a roupa toda para fazer um efeito de sangue.
Foi uma experiência incrível, tantos os preparativos para a perfomance como realizar as roupas! 
Adorei mesmo, estava nervosa, mas correu super bem. 
Um grande obrigado a todos os professores que nos ajudaram. Deixo aqui algumas das fotografias do nosso grande Halloween!
Nesta fotografia está representada a turma mascarada de zombies.

Aqui estou eu com a camisola que realizamos na aula de Expressão Dramática.

Nesta fotografia estão alguns dos elementos da nossa turma mascarados de zombie mais uma vez.

Os Zombies do 1º ano de animação Sociocultural.

Aqui estou eu e a Melissa a fazermos papel de zombies!


Depois da nossa Perfomance continuamos o dia todo mascarados de zombie.

Marisa e Patrícia de zombies no final do dia!

Marisa e Patrícia, as zombies!

Na ponta está a Ana, o João e a Marisa no meio e na outra ponta estou eu!

Eu, a Marisa e a Melissa a fingirmos que arrancávamos partes dos corpo umas ás outras.

No meio da rua a mostrarmos as nossas roupas de zombies. Nesta fotografia dá bem para ver o que realizamos na aula  de Expressão Plástica. Ficaram giríssimas. 

Aqui está uma demonstração de uma parte da nossa coreografia do Halloween.

Ut 02- Desenho e Movimento

Nesta actividade pretendia-se desenvolver as capacidades dos alunos com a técnica do desenho mas também conseguirmos usar o vocabulário especifico.
A Professora mostrou-nos um power point onde exemplificava tudo o que pretendia.
Para iniciar esta actividade era necessário 6 folhas de formato A4 de papel cavalinho e pelo menos dois lápis de grafite B e 3B, se tivéssemos mais, melhor. Pois podíamos praticar melhor as técnicas de desenho.
O que nos foi pedido em primeiro lugar foi que realizássemos um quadrado dentro da folha A4 para conseguirmos desenhar as figuras lá dentro.
De seguida fizemos experiências com sólidos geométricos, usando o desenho à vista.

Aqui está representado um 
Paralelepípedo


De seguida começamos a desenhar o desenho de um Regador que estava representado à nossa frente e usámos a técnica da Linha. Tivemos também de ter em conta o facto do objecto mudar de posição, o que proporcionava que o volume, as inclinações e o que visionávamos mudasse. 
Representação do 1º desenho

Representação do 1º desenho numa fotografia diferente da primeira!

Representação do segundo desenho

Representação do terceiro desenho


Representação do quarto desenho


Representação do quinto desenho

Depois destes trabalhos realizamos outros usando a técnica do desenho à vista mas desta vez com um amendoim e representamos o claro e o escuro, observando a iluminação mas a cor também. Por fim usamos a mancha e novamente a linha para representar o que queríamos.

Representação de um amendoim usando o claro e o escuro

Representação de um amendoim usando o claro escuro

Conclusão do trabalho: Foi uma experiência boa, pois não uso muito esta técnica nem nunca tinha desenhado um regador, nem um amendoim. Admito que não tenho muito jeito para desenhar, mas é sempre bom aprender e realizar algo que nunca fizemos. Para a próxima espero fazer tudo melhor e não demorar tanto tempo a realizar o que é pedido.